Essa semana a Toyota propôs revisar um dos seus mais antigos conceitos dentro da famosa cartilha do Sistema de Produção Toyota: o Genchi-Genbutsu. “Estamos dando uma nova olhada nas premissas de Genchi-Genbutsu”, afirmou o CEO Akio Toyoda, 64, neto do fundador da empresa.
O termo Genchi-Genbutsu, em uma tradução aproximada, significa “vá e veja por você mesmo”, passando a ideia de que problemas são mais facilmente resolvidos quando as pessoas fisicamente vão até ele para tomada de ações. O termo é largamente difundido no meio automotivo e em outros nichos de mercado, como uma prática de liderança hands-on e umas das muitas ferramentas utilizadas na resolução de problemas.
Essa postura vindo da própria empresa a qual cunhou o termo décadas atrás, mostra o quanto os tempos atuais demandam revisão de antigos conceitos e requerem que líderes de todos os setores demonstrem olhar crítico sobre práticas até então consideradas imutáveis e intocáveis. A necessidade de adaptação, imposta por uma crise a qual dispensa apresentações, leva todo um mercado a revisar seu modus operandi e buscar alternativas que possibilitem a manutenção dos negócios, o bem estar social e a continuidade sustentável de suas operações.

Créditos: Bloomberg
É louvável tal postura tomada pela fundador do método e deve ser tomado como exemplo a ser seguido por diversos outros setores, sejam eles políticos, comerciais, particulares ou de qualquer outra natureza.
Parece uma prática bastante simples, a tomada pela Toyota, porém em um mundo conectado onde constante julgamento e crítica estão à todo momento bombardeando tomadas de decisão e tetos de vidro nunca foram tão frágeis, tal decisão exige bastante coragem e muita lucidez, ao ponto de colocar seus próprios valores e práticas em xeque. Tudo pela saúde e manutenção de negócios sustentáveis. Esperamos ver mais exemplos como esse.
Link com a matéria original: https://www.autonews.com/automakers-suppliers/lockdown-leads-toyota-chief-question-core-tenet





Deixe um comentário