Muitos países ainda estão em clima de guerra com a crise do novo coronavírus, ou COVID-19. Quarentena, distanciamento social, novas camadas de proteção pessoal adicionadas ao nosso dia a dia. Estas são só algumas das medidas necessárias, as quais reduzem os riscos de contágio e tornam ambientes, profissionais e pessoais, menos preocupantes com relação à se manter o convívio social. É inevitável que mudanças serão necessárias e se especula que muitas delas permanecerão permanentemente em nossas vidas muito além do fim da pandemia.
Mas como escritórios, ambientes fabris, restaurantes e outros nichos de negócio se preparam para receber de volta seus funcionários e clientes? Até o início da crise, não existia reposta certa e tivemos que aprender conforme as necessidades foram surgindo. No entanto, de maneira bastante rápida, empresas reinventaram o ambiente de trabalho, seja adotando novas medidas e possibilitando mais trabalho remoto ou até mesmo modificando o espaço pessoal de cada funcionário, permitindo maior distanciamento. O uso de máscara se tornou do dia para a noite obrigatório em boa parcela das empresas e cada vez mais dispositivos de higiene pessoal são disponibilizados de modo a reduzir riscos de contágio.
Quais dessas medidas terão sucesso e quais serão abolidas, ainda é cedo para se afirmar. É ainda bem capaz que novas contra-medidas precisem ser criadas, mas só teremos certeza com o passar do tempo e aprendendo com nossos próprios erros. A única coisa que podemos afirmar é que o termo “Lições Aprendidas” nunca foi tão importante para a manutenção de um futuro sustentável, seja internamente em cada negócio, seja externamente nas trocas de experiências com outros nichos de mercado.
Aqui segue um artigo bastante interessante do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho em escritórios.
Abaixo você pode conferir alguns exemplos de medidas adotadas por alguns segmentos:











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