Se você quer garantir um futuro brilhante de estresse, esgotamento e frustração, aqui está a dica de ouro: nunca diga não. Afinal, para quê estabelecer limites quando você pode assumir mais tarefas do que consegue dar conta, se comprometer com eventos que não quer ir e aceitar projetos que nem fazem sentido para sua carreira ou pro seu futuro?
Dizer sim para tudo é uma estratégia infalível para transformar sua rotina (e sua vida) em um verdadeiro pesadelo.
Vamos a prática, comece aceitando todas as demandas extras no trabalho, mesmo aquelas que não têm nada a ver com suas responsabilidades. Assim, você garante longas horas de expediente, prazos impossíveis e a maravilhosa sensação de que sua vida pessoal foi oficialmente extinta. E não se preocupe, o burnout vem como bônus!
Mas não pare por aí! No seu círculo social, aceite todos os convites para encontros, festas e favores. Nunca recuse ajudar alguém, mesmo quando você está exausto ou precisa de um tempo para si. Afinal, o que poderia dar errado em abrir mão do seu bem estar para resolver problemas alheios?
E a melhor parte de nunca dizer não é a oportunidade de se envolver em situações que você absolutamente detesta. Odeia falar em público? Aceite liderar uma apresentação de última hora. Não gosta de viagens longas? Diga sim àquela reunião do outro lado do país. Está sem tempo para um novo hobby? Matricule-se em um curso que não tem o menor interesse. Aceite convites políticos para bares e festas ao invés de estudar e ficar com a família. Quanto mais compromissos desnecessários, melhor!
Se você seguir essa fórmula mágica, em pouco tempo estará sobrecarregado, frustrado e sem energia para aquilo que realmente importa. Mas, se por algum motivo você decidir que talvez não queira viver assim, já pensou que dizer NÃO seja uma boa saída?
Estabelecer limites não significa ser menos comprometido, e sim valorizar seu tempo, sua energia e sua sanidade mental.
Lembre-se, a escolha é sua! Continue dizendo sim para tudo e aproveite a montanha-russa do caos, ou comece a dizer priorizar e dizer não, e descubra o prazer de ter controle sobre sua própria vida. 😉






Deixe um comentário